Sfarma Manipulação
       
     
    HOME
     
    SFARMA
     
    PRODUTOS
     
    ORÇAMENTO
     
    UNIDADES
    ATENDIMENTO
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
CANAL DA SAÚDE
 
     
 
Sfarma Manipulação
Leia também
16/08/2019
Opções de farinhas low carb para incluir na dieta
16/08/2019
Crossfit: mocinho ou vilão das articulações?
16/08/2019
Quais são os tipos de queijo mais saudáveis?
Mais notícias
 
 
 
Not?cia - Azeite de oliva diminui a fome 09/08/2019
Azeite de oliva diminui a fome

Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revela que substâncias presentes no azeite de oliva e na linhaça marrom podem resgatar a sensação de saciedade nas pessoas obesas.

O nutricionista Dennys Esper Cintra identificou o efeito dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-9 no cérebro de animais e constatou que eles impedem uma inflamação típica de pessoas acima do peso.

“Quem consome muita gordura saturada gera um processo inflamatório no hipotálamo”, explica o pesquisador. O hipotálamo é a região do cérebro responsável pelo controle da saciedade.

Se essa inflamação for persistente, devido à ingestão contínua de alimentos gordurosos, pode ocorrer a morte dos neurônios. “O processo é chamado de apoptose”, conta Cintra.

Quando isso acontece, o hipotálamo perde gradualmente o controle natural da saciedade. Desta forma, quem está acima do peso não recebe o alerta de que o corpo já comeu o suficiente.

Dose certa

Para identificar a dose ideal dos ácidos graxos, Cintra fez três tipos de testes em animais. Ele injetou direto no cérebro de ratos os ômegas 3 e 9. “Testamos uma dose que pode ser obtida em alimentos. Outra dose que só pode ser obtida por suplementos alimentares e uma dose impossível de se alcançar”, conta.

O melhor resultado foi alcançado com a menor dose, justamente aquela que pode ser adquirida por meio dos alimentos. “Há um desequilíbrio no cérebro, que pode ser recuperado com esses ácidos graxos”, explica.

O problema é causado pela ingestão de alimentos muito gordurosos, como carnes suína e bovina. Elas contêm ômega-6, que deve ser ingerido numa quantidade proporcional aos ômegas 3 e 9. “Se a pessoa come mais alimentos com ômega-6, ela terá problemas”, adverte o nutricionista.

Alimentos certos

Além da semente de linhaça, o ômega-3 está presente também no óleo de soja, na sardinha e no óleo de canola. Já o ômega-9 é encontrado no azeite de oliva, no amendoim, no abacate e também no óleo de soja. No entanto, para obter os benefícios destes alimentos, de acordo com o pesquisador, é preciso que eles sejam ingeridos com frequência. “O ideal é pelo menos três vezes por semana”, recomenda.

Novos neurônios

O próximo passo da pesquisa é investigar a possibilidade desses ácidos graxos favorecerem o surgimento de novos neurônios, processo chamado de neurogênese. “A pesquisa encontrou marcadores que sugerem a neurogênese.

Agora precisamos entender como acontece esse processo”, afirma o nutricionista.
Ao que tudo indica, os ácidos graxos agem sobre os neurônios afetados, revertendo o processo de morte instaurado pelas gorduras saturadas. “Precisamos descobrir se isso ocorre no local onde os neurônios foram mortos pelo excesso de gordura saturada.

Ainda não sabemos até que ponto, e nem porque razão, mas o ômega-3 é capaz de estimular a multiplicação de neurônios”, afirma o pesquisador.

Fonte: Saúde IG
 
     
Sfarma Manipulação
               
 
 
SFARMA PRODUTOS UNIDADES ATENDIMENTO
Quem Somos Saúde Jacutinga / MG Contato
Qualidade Beleza Ouro Fino / MG Envie sua receita
  Nutrição Borda da Mata / MG Farmacêutico
  Florais Congonhal / MG  
       
       
 
JACUTINGA / MG
Fone: (35) 3443-4921

OURO FINO / MG
Fone: (35) 3441-3553

BORDA DA MATA / MG
Fone: (35) 3445-2124

CONGONHAL / MG
Fone: (35) 3424-2272
 
         
Copyright © 2016
Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet